Benevides participa do Seminário Nacional pela Alfabetização 2023, em Brasília
O evento reuniu autoridades em educação e representantes das organizações civis, estados e municípios, com o objetivo de apresentar como as parcerias com estados e municípios produzem resultados eficientes na alfabetização de crianças.
Benevides está presente no Seminário Nacional pela Alfabetização 2023, em Brasília, nos dias 19 e 20 de setembro, um dos maiores eventos sobre o processo para alfabetizar crianças do país.
O evento reuniu autoridades em educação e representantes das organizações civis, estados e municípios. Benevides foi representada pela Vice-Prefeita, Edivana Lima, Cássia Lima e Mara Simone, professoras e formadoras do Programa Alfabetizando Benevides Criança (ABC), exclusivo do município.
O Seminário tem por objetivo apresentar como as parcerias com estados e municípios produzem resultados eficientes na alfabetização de crianças.
Durante dois dias, houve debates e trocas de conhecimentos entre especialistas, líderes educacionais e profissionais engajados na área da educação, com direcionamento para a criação de estratégias com a diversidade, que sejam eficazes para o desenvolvimento de políticas educacionais de qualidade.
“A alfabetização das crianças na idade adequada é um desafio a ser enfrentado em todo o território brasileiro, visando alavancar a alfabetização de crianças até o 2° ano do Ensino Fundamental I. Ouvimos e aprendemos muito com as experiências narradas e tivemos a oportunidade de mostrar que Benevides está no rumo certo. Benevides acredita e tem compromisso com a Alfabetização na idade certa”, manifestou a Vice-Prefeita, Edivana Lima.
O evento foi promovido com apoio do Consed (Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Educação), da ABC (Associação Bem Comum), do Instituto Natura, e da Fundação Lemann.
Sobre o Programa Alfabetizando Benevides Criança (ABC)
O programa ABC, exclusivo do município, tem por objetivo consolidar o aprendizado da alfabetização dos alunos da Rede Municipal de Ensino de Benevides, até os 7 anos de idade, além de elevar os indicadores de fluxo escolar e consequentemente avançar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).
O Programa está contemplando 26 escolas, e o público alvo são 4.940 crianças do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.
Possui duração de 4 anos e envolve formação pedagógica para gestores, coordenadores, professores e técnicos da Secretaria Municipal de Educação, bem como a disponibilização de material didático, teste de fluência, acompanhamento sistemático e elaboração de plano de intervenção pedagógica na Rede Municipal de Ensino.
Benevides foi primeiro Município do Estado do Pará a assinar o termo de cooperação e firmar parceria com a Associação Bem Comum, uma política educacional que compreende a escola e a sala de aula como espaços prioritários de atuação dos profissionais da Rede de Ensino.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

