Agência de Notícias do Benevides
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Lideranças Educacionais de Benevides participam de encontro para equidade na educação pública

Há mais de um ano, as lideranças de Benevides estão realizando essa especialização para gerir e acompanhar as escolas com qualidade por uma educação pública com equidade em Benevides.

Por Belisa Nunes
03/09/2023 23h46

Na última semana, gestoras das escolas da Rede Municipal, Técnicos Pedagógicos, e Secretário de Educação da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de Benevides, partiram para Sobral, no Ceará, para participar presencialmente do segundo módulo do Programa de Lideranças Educacionais, promovido pelo Centro Lemann, que colabora com iniciativas para a educação pública em todo o Brasil e trabalha pela promoção da equidade na educação.

O encontro também aconteceu em Belém, no Pará. 

Há mais de um ano, as lideranças de Benevides estão realizando essa especialização para gerir e acompanhar as escolas com qualidade por uma educação pública com equidade em Benevides.

O objetivo do Programa de Formação de Lideranças Educacionais é formar lideranças conscientes, redes engajadas e escolas potentes capazes de promover trajetórias escolares e aprendizagem igualmente potentes, para garantir que cada estudante voe mais alto e chegue aonde deseja.

Pelo segundo ano, durante dois dias, as lideranças trocaram experiências exitosas e desafios com profissionais de outros municípios e estados do Brasil, discutindo temáticas sociais para ampliar conhecimento e exercitar a consciência, com o objetivo de promover educação com equidade nas escolas. As reflexões levantadas pelos educadores despertaram tomadas decisões diante dos desafios complexos das desigualdades educacionais.

Para a Diretora de Ensino da SEMED, Prof. Franci Sodré, a experiência em Sobral foi importante para avaliar que Benevides está no caminho certo para uma educação pública de excelência.

“A viagem à Sobral nos fez ver que Benevides tem um time forte de lideranças comprometidas com a Educação pública de qualidade! Foi uma experiência muito importante para que pudéssemos nos enxergar dentro do cenário estadual e nacional, vendo que estamos no caminho certo, que temos todas as condições para avançarmos ainda mais, porque queremos o melhor para os nossos estudantes”, disse.


A cidade de Sobral, no Ceará, apesar da realidade socioeconômica desafiadora, conseguiu transformar a educação pública de maneira objetiva e sustentável, por meio de ações que garantiram aprendizagem de qualidade com equidade para todos os estudantes.

Na prática, as lideranças educacionais de Benevides tiveram a oportunidade de conhecer com proximidade os centros educacionais de Sobral, como a Escola CEI Avonir Aguiar, de Educação Infantil, Escola Emílo Sendim, de Fundamental e EJA, Escola Edgar Linhares, de Tempo Integral, Escola Padre Osvaldo Chaves, de Fundamental I e II, e Escola de Formação Permanente do Magistério (ESFAPEGE).

A gestora da EMEIF Martinho Domiense, Hilma Begot, de Benevides, conta que essa experiência de contato com outras práticas pedagógicas vai enriquecer ainda mais a dinâmica da vida escolar.

“Um dos aspectos que mais me marcou foi a metodologia, o monitoramento da vida escolar, e eu vou levar pra minha prática de visita técnica das turmas, de observação individual por cada aluno. Eu percebi que falta muito pouco pra Benevides alcançar esse nível de excelência, estamos caminhando para isso”, disse.


Uma das visitas também foi feita na Escola de Formação. A Coordenadora do Centro de Formação e Pesquisa de Benevides, Kelly Calderaro, conheceu de perto a estrutura do prédio e as iniciativas inspiradoras. 

“Foi uma visita muito rica porque a gente pode se inspirar em muitas ações que eles já realizam, e nós também podemos trazer para o nosso centro de formação, nós temos objetivos em comum na formação de professores, seja nas especificidades das áreas, mas também na formação como um todo, e eu acho que Benevides já está no caminho, claro que nós estamos adaptando para a nossa realidade, com foco no nosso público que é diferente de Sobral, mas a formação de professores é sempre uma prioridade, ela sempre vai fazer parte do nosso ciclo pedagógico”, destacou.

Benevides já tem um plano para implantar escolas de Tempo Integral no município, para impulsionar o aprendizado e melhorar o processo de ensino aprendizagem de modo integral, especialmente nas áreas territoriais mais vulneráveis. 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: Educação