Agência de Notícias do Benevides
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Benevides é escolhida para receber o Projeto PET Robótica em parceria com o IFPA

O objetivo é inserir os alunos do Ensino Fundamental II da Rede Municipal de Ensino na rota dos paradigmas tecnológicos.

Por Belisa Nunes
19/03/2023 20h41

Na manhã do último sábado, 18, o município de Benevides viveu mais um grande momento na educação, com o lançamento do Projeto de Educação Tecnológica baseada em robótica (PET Robótica), abordagem STEAM e cultura maker para os alunos do Ensino Fundamental II da Rede Municipal de Ensino.

Benevides foi um dos municípios escolhidos para receber o projeto, em parceria com o Instituto Federal do Pará (IFPA).

O objetivo é inserir os alunos do Ensino Fundamental II na rota dos paradigmas tecnológicos.

Durante esse ano, os estudantes participarão de oficinas tecnológicas, e outras atividades, com o objetivo de dar uma formação básica para desenvolvimento do raciocínio lógico, de modo que os alunos criem seus próprios projetos e soluções, desenvolvendo habilidades como criatividade, pensamento crítico e trabalho em equipe.

O lançamento em Benevides contou com a presença da Prof.ª Dr.ª Rejane de Barros Araújo, que coordena o projeto PET Robótica, vinculada ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA).

“Esse projeto vai muito de encontro ao que Benevides já vem fazendo com a implantação dos espaços maker, e eu acredito que nós temos muito pra crescer com esses dois projetos, o projeto da SEMED que é educação tecnológica por meio das Salas Maker e o nosso projeto que a gente pretende trabalhar com as quatro escolas de Ensino Fundamenal II de Benevides”, explicou a professora.

O Secretário de Educação, Josué Pompeu, enfatizou a importância da implantação do projeto PET Robótica no município.

“Esse é mais um projeto que vai contribuir no melhor aprendizado dos nossos alunos. Belém e Benevides foram os municípios selecionados para receber esse projeto do PET Robótica que vai agregar ainda mais no projeto das Salas Maker para os nossos alunos, onde eles poderão colocar em prática tudo o que aprendem em sala de aula nesses laboratórios”, disse o secretário.

Na ocasião, os professores receberam formação sobre a cultura maker, promovida pela Empresa AmadoMaker.

Com as instalações das Salas Maker nas escolas José Leôncio, Santa Luzia e Rafael Fernandes Gomes, os professores precisam se apropriar e aprender mais sobre os equipamentos e a importância deles no processo de criação. Para isso, eles participaram de uma oficina.

As Salas Maker vão estimular os alunos a colocarem em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, com os seus projetos materializados, estimulando o protagonismo e fortalecendo o aprendizado.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: Educação