Técnicos pedagógicos da SEMED participam de formação no Ceará
A comissão educacional da rede de Benevides participou da formação presencial junto com as redes de outros estados, como Alagoas, Amapá e Ceará.
No âmbito escolar a igualdade enxerga todos como iguais, mas a equidade reconhece as desigualdades e as diferenças dos alunos, para aplicar o senso de justiça e garantia de direitos.
Nesses últimos dias, 23 e 24 de junho, a equipe de técnicos do Núcleo Político Pedagógico (NUPP), da Rede Municipal de Ensino, e a Secretária Municipal de Educação, Maria do Socorro, participaram do Programa de Formação de Lideranças Educacionais, promovida pelo Centro Lemann, que colabora com iniciativas para a educação pública em todo o Brasil e trabalha pela promoção da equidade na educação.
A comissão educacional da rede de Benevides participou da formação presencial, na cidade de Sobral, no Ceará, junto com as redes de outros estados, como Alagoas, Amapá e Ceará.
Durante a formação, os professores trocaram experiências com outros profissionais, discutiram temáticas sociais para ampliar conhecimento e consciência, com o objetivo de promover educação com equidade nas escolas. As reflexões levantadas pelos educadores despertaram tomadas decisões diante dos desafios complexos das desigualdades educacionais.
Para Kalilo Brasil, professor técnico pedagógico, a formação aproximou mais do cenário educacional no município de Benevides para promoção de uma educação pública de qualidade.
“Eu trouxe um novo olhar que a gente precisa ter como educador. Penso que nós estamos entrando no novo tempo na questão da educação mediante os desafios e uma delas foi a pandemia. Um período difícil que mudou nossa rotina de trabalho, pensamentos, teoria que nós tínhamos. Então nós precisamos estar atentos às dificuldades que estão vindo pela frente. A formação nos ajudou a questionar os nossos conceitos como educador e apontar novas perspectivas para a educação no nosso município”, disse o professor.
A cidade de Sobral é referência em educação pública de qualidade em todo Brasil. A equipe técnica visitou algumas escolas municipais, da Educação Infantil ao Ensino Fundamental, para conhecer a estrutura e as práticas pedagógicas das unidades.
Benevides é uma das 49 redes selecionadas, em todo o Brasil, que recebe formação, desde março de 2022.
A Prefeita Municipal, Luziane Solon, aderiu a especialização em Lideranças Educacionais, para a capacitação dos profissionais que estão no cargo de gerir escolas e secretaria, por uma educação pública de qualidade em Benevides.
Segundo a Secretária Municipal, Maria do Socorro, a formação para lideranças educacionais veio contribuir mais ainda nas práticas pedagógicas promovidas pela equipe.
“Eu considero que foi enriquecedor pela possibilidade de trocas de experiências exitosas que nós tivemos com pessoas de várias regiões do Brasil e também a imersão na realidade da cidade de Sobral que tem uma prática educacional exitosa. Nós estamos todos mais motivados ainda para trabalhar pela equidade na educação no nosso município e avançar sempre mais na construção de uma educação pública de qualidade, pensando sempre nos nossos alunos, para que o nosso trabalho proporcione transformações e oportunidades”, afirmou.
A Prefeitura de Benevides segue qualificando os profissionais da educação e transformando o município referência em educação pública de qualidade em todo território paraense. Nos próximos dias, gestores escolares também participarão da formação presencial em Belém.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!





