SEMED realiza a V Conferência Municipal de Educação de Benevides
A conferência reuniu representantes de diversos segmentos inseridos no âmbito da educação, para discutir objetivos e metas para a educação no município.
Nessa quinta-feira, 17, aconteceu a V Conferência Municipal de Educação de Benevides (CONFEBEN), com o tema: “Inclusão, equidade e qualidade: Trabalhando para organizar e valorizar a educação de Benevides”, uma iniciativa do Fórum Municipal de Educação (FPDE), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SEMED).
A conferência, que aconteceu no Centro Mariápolis, reuniu representantes de diversos segmentos inseridos no âmbito da educação, como: Prefeita Municipal, Luziane Solon, Vice- Prefeita, Edivana Lima, representantes da Rede Municipal, Estadual e Privada, alunos da Rede Estadual, comissão da Casa dos Conselhos, Fórum Municipal de Educação, Conselho Municipal de Educação, Vereadores da Câmara Municipal e Secretarias Municipais, para discutir objetivos e metas para a educação no município.
A Prefeita Municipal, Luziane Solon, fez a abertura do evento e ressaltou a importância de dialogar sobre o plano educacional.
“É importante que a gente fale sobre as diferenças, sobre equidade na educação. Essa conferência nos dá oportunidade de compartilhar as experiências, apresentar ideias, e tudo isso parte do olhar cuidadoso com as nossas crianças, um olhar de inclusão. Nossa gestão tem se empenhado muito para isso. Os nossos sonhos para o município são grandes, mas estamos realizando conforme as possibilidades e temos consciência que ainda tem muito a ser feito”, disse a Chefe do Executivo.
Os participantes receberam formação, ministrada pelo professor Carlo Sanches, que falou sobre as práticas pedagógicas e apresentou o cenário atual da educação brasileira, especialmente com a chegada da pandemia, que deixou inúmeras deficiências no ensino. Segundo a pesquisa feita pela Fundação Getúlio Vargas, o Pará foi o estado que menos despontou positivamente no ensino remoto.
No segundo momento os participantes reuniram-se em grupos de diferentes eixos, que englobam a educação, para discutir caminhos a percorrer, diante dos desafios.
“Recebemos muitas propostas depois dessa discussão coletiva, com a participação ativa de todos os representantes. Nós discutimos sobre a educação de todo território benevidense. E é muito importante que tenhamos os pés no chão, como disse a Prefeita, para realizarmos de acordo com o nosso Plano Municipal de Educação”, enfatizou a professora Ivonice Assunção, coordenadora do FPDE.
A Secretária Municipal de Educação, Maria do Socorro, pontuou alguns avanços, com o retorno das aulas presenciais, e falou da importância de discutir a educação no município.
“É muito importante que tenhamos a disponibilidade de tirar um dia para buscar alternativas, para que a gente possa avançar sempre mais. Nós estamos no processo de aprimoramento, e nós temos o apoio da Prefeita Luziane Solon, pelo compromisso com a educação. Isso tudo tem refletido nas nossas escolas, que estão cada vez mais bonitas e confortáveis, garantindo a acessibilidade, a inclusão dos nossos alunos. Sobretudo na garantia da aprendizagem, com uma pedagogia de ensino na equidade, respeitando as diferenças de cada um e na valorização dos nossos profissionais”, disse a secretária.
Ao final foi aberta a plenária com apresentação das propostas dos participantes e algumas propostas foram votadas pela assembleia e aprovadas por unanimidade. A V CONFEBEN encerrou elegendo os delegados que irão representar Benevides na Conferência Estadual de Educação com data prevista para junho de 2022.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!




