Alunos da Rede Municipal de Ensino de Benevides realizam primeira fase da prova da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas
A olimpíada tem como objetivo identificar jovens talentosos e promover inclusão social por meio da difusão do conhecimento.
A Prefeitura Municipal de Benevides, por meio da Secretaria Municipal de Educação – SEMED, aplicou nos dias 03 e 04/08 a prova da primeira fase da 16ª OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) para os alunos da Rede Municipal de Ensino – RME, de Benevides.
A OBMEP, que é dirigida às escolas públicas e privadas, consiste em somar talentos a nível nacional, promovida pelo IMPA (Instituto de Matemática Pura e Aplicada), com recursos do Ministério da Educação.
Mais de 780 alunos da Rede de Ensino realizaram o teste. Por conta da pandemia, foram organizados numa média de 15 a 20 alunos em cada sala, isto é, 50% da turma, respeitando os protocolos de segurança, orientado pela vigilância sanitária de Benevides.
A Secretária Municipal de Educação, Socorro Oliveira, falou da importância da Olimpíada de Matemática para despontar jovens talentosos no município. “A participação dos nossos alunos na Olimpíada de Matemática é muito significativa porque, muito mais que concorrer a medalhas, incentiva e identifica jovens habilidosos na área da matemática. Nós, como secretaria, vamos estimular cada vez mais e torcer pelos nossos alunos”, disse a secretária.
Segundo a SEMED, em outras edições da olimpíada, entre 2017 e 2019, 6 alunos da Rede Municipal já garantiram medalhas e 14 menções honrosas pelo bom desempenho.
Objetivos da OBMEP:
- Estimular e promover o estudo da matemática;
- Contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando que um maior números de alunos brasileiros possam ter acesso à material de qualidade;
- Identificar jovens talentosos e incentivar o ingresso na universidade;
- Incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para a valorização profissional às universidades públicas, os institutos de pesquisa, e sociedades científicas;
- Promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento;
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

