Benevides é o primeiro município do Pará a assinar contrato do Cidade Empreendedora do SEBRAE
Cerimônia ocorreu na manhã desta terça-feira, no Ginásio Municipal de Benevides, com a presença de autoridades
Rosinete Ferreira chegou cedo ao ginásio municipal Nagib Salomão Rossi, em Benevides. Assim como a agricultura, outros empreendedores foram acompanhar a cerimônia de lançamento do programa “Cidade Empreendedora” no município, que é primeiro do Pará a assinar o contrato neste ano com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae no Pará, pontapé inicial para rodar o programa.
O programa é organizado em eixos de atuação, contemplando temáticas que influenciam o desenvolvimento dos municípios. São implementadas 38 soluções, em 18 meses de trabalho.
O diretor-superintendente do Sebrae no Pará, Rubens Magno, reforçou a importância de firmar a parceria no município, que tem um dos melhores potenciais econômicos e industriais da região metropolitana de Belém. “Benevides está muito bem localizado e tem grandes empresas e muitos pequenos negócios, que fazem rodar a economia local e serão ainda mais fortalecidos com essa parceria”. O diretor também destacou outros potenciais da cidade. “Conheço Benevides, sei de como o município é rico em recursos e potenciais naturais, e isso é bom para todos”, ressaltou. “Parabéns à Prefeita Luziane e a todos os empreendedores de Benevides”, finalizou.
Segundo a Prefeita de Benevides, Luziane Solon, neste cenário de pandemia é preciso estruturar as ações econômicas e o apoio do Sebrae é fundamental nesse processo. “O desenvolvimento econômico é um dos focos do nosso município. Benevides tem muitos microempreendedores e, agora, nesta parceria, poderemos formalizar outros que também são grandes potências e contribuem com a geração de empregos. Essa parceria com o Sebrae vem somar, para que o desenvolvimento seja ainda melhor e que Benevides seja a melhor cidade para se empreender no estado do Pará”, pontuou a chefe do executivo municipal.
O evento contou, ainda, com a participação de vereadores e outras autoridades civis do município, que acompanharam a assinatura.
Também já aderiram ao programa Cidade Empreendedora nesta edição as prefeituras de Breves, Marituba, Abaetetuba, Barcarena, Dom Eliseu, Ulianópolis, São Miguel do Guamá, Castanhal, Mãe do Rio, Cametá e Paragominas - que está no segundo ciclo do programa, tendo participado desde o início no estado, em 2019. O lançamento nos demais municípios deve acontecer este mês. No dia 16 de junho, será a vez do município de Marituba assinar o contrato com o Sebrae. Entre as novidades desta edição, estão a ampliação do tempo de duração em seis meses e do número de soluções, que passou de 32 para 38.
Além do Programa Cidade Empreendedora, o município de Benevides também tem a “Sala do Empreendedor”, um ponto de orientação e apoio para empreendedores do município.
Sobre o programa
O Cidade Empreendedora foi criado pelo Sebrae para a apoiar a transformação econômica dos municípios por meio da implementação de um conjunto de ações estratégicas voltadas para a melhoria do ambiente de negócios, promovendo e fortalecendo as micro e pequenas empresas, e consequentemente, gerando renda e empregos para as cidades.
Em 2021, o programa foi expandido para mais municípios brasileiros, com expectativa de que ele chegue a 1.150 cidades, de forma adaptada de acordo com o perfil, vocação e interesse de cada localidade. Nos últimos anos, ele foi aplicado em 510 munícipios brasileiros.
No Pará, ele começou a rodar em 2019, com ações para o Ciclo 2019\2020 nos municípios de Moju, Canaã dos Carajás, Juruti, Parauapebas, Paragominas e Santa Izabel do Pará, com resultados relevantes em várias áreas, como ampliação às ações de orientação aos empreendedores, fomento à formalização e desenvolvimento dos negócios, acesso a crédito, ampliação de vendas de pequenos negócios para as prefeituras, redução do tempo para abertura de empresas e elevação da arrecadação municipal.
Unidade Móvel
Rosineide Ferreira também estava na expectativa de receber atendimento para formalização como MEI (Microempreendedor individual), na unidade móvel do Sebrae no Pará, que está no município. “Eu fiz um curso de processamento de frutas, sou agricultura familiar, e vim fazer minha regularização para que, com o negócio legalizado, possamos melhorar e contribuir ainda mais com o desenvolvimento do município”, reforçou.
A Unidade fica no município, estacionada próxima ao Ginásio Nagib Salomão Rossi, até essa quarta-feira, 09, com atendimentos aos empreendedores que precisam de apoio para melhorar o empreendimento que já tem ou abrir um negócio.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!